sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quem não tem USP caça com outros parques

Amanhã é sábado, dia mundial do treino longo para quem corre. Pois amanhã é também feriado em São Paulo e a USP estará fechada. Incrível como numa cidade gigantesca como São Paulo nós, corredores, sejamos tão dependentes de um lugar para chamar de nosso em dia de longos como a Cidade Universitária. Posso dizer por mim: me sinto órfã quando ela fecha aos sábados, é como se o sábado não fosse sábado se eu não treino por lá. Tem percurso de 6, 7, 8, 9, 10km, com subida ou sem. Enfim, desabafo feito, vamos às alternativas. Nesses muitos anos de corrida, meus treinadores felizmente já me apresentaram algumas alternativas bem legais à Usp. Nenhum tão bom para um longo, na minha opinião, mas ótimos para a gente variar cenários e percursos. Cito abaixo os cantos por onde já deixei minhas pegadas. E aceito sugestões de percursos que ainda não conheço.

PARQUE VILLA-LOBOS
Recorro ao Villa-Lobos no dia de treinos curtos. No geral, o regenerativo. Deixo o carro na Praça Panamericana e já saio correndo de lá, pelo canteiro central da avenida, um gramadinho deliciosamente macio, até o parque. Quem projetou o parque certamente entendia pouco de corrida, porque o Villa-Lobos tem um erro grave de construção. A pista destinada às bicicletas, a mais externa, é asfaltada. Já a destinada às caminhadas e corridas é a de dentro, cimentada. O cimento é um dos pisos mais duros e nocivos às articulações dos pobles corredores. Faltou informação. Nos leves, com pouca quilometragem, ok. Mas um longo lá dentro é algo impensável.

PARQUE ALFREDO VOLPI
O lugar é delicioso e ótimo para quem quer treinar subidas -- há umas pirambeiras nas ruas em volta do parque. Também é possível dar umas voltas por lá e depois correr até a Cidade Universitária. Já fiz isso em dia de Usp fechada e dei sorte. Quando cheguei na portaria da USP, o guarda me deixou entrar para dr mais uma voltinha lá dentro (sou ou não dependente??).

ALDEIA DA SERRA
É longe, mas a vista e o ar puríssimo valem cada quilômetro que a gente roda de carro para chegar até lá. Há várias percursos possíveis pela Aldeia, a mais bonita é a volta ao lago. Dá uns 6 quilômetros, com uma subida íngreme e outras chatinhas pelo caminhos. O pulmão agradece.

PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
Volta de cinco quilômetros com terra batida como piso. Aqui são nossos joelhos que agradecem.

PARQUE ANHANGUERA
Corrida literalmente no meio do mato. Dá até para cruzar com uns animais no meio do caminho. Aqui eu só vou em turma, confesso que é tão deserto que teria medo sozinha....

PICO DO JARAGUÁ
Meu treinador Claudio Castilho já me disse isso várias vezes: "é sofrer aqui no Pico para depois 'voar' lá embaixo". A subida é dura, são 4,5 quilômetros até o topo. A coisa piora logo no final, fica mais íngreme no momento que já falta ar. A vista vale a pena, linda de morrer. E, de fato, no treino seguinte, em terrenos planos, as pernas voam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário